Planilha de atualização de cotações on-line - versão 1.2

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Pessoal, nos últimos dias a planilha de atualização automática de cotações, disponibilizada neste post, começou a apresentar um erro.

Verifiquei que houve uma modificação no formato dos dados do Yahoo (nas casas decimais) e a planilha não estava preparada.



Fiz modificações na "macro" para corrigir o problema e disponibilizei uma nova versão da planilha através do link abaixo: http://bit.ly/ecoincplanilha-v1-2

Se você não utiliza a planilha e deseja utilizá-la, siga as instruções do post original (o link lá também já está atualizado).

Caso você já utilize a planilha e queira apenas atualizar para corrigir o problema, acredito que a melhor forma seja copiar o código da macro contido na nova planilha para substituir o código da macro da planilha antiga.

Instruções abaixo (cuidado com estas operações se você não tiver familiaridade com Macros do Excel).

Antes de iniciar, feche e salve todas a planilhas do Excel. Faça uma cópia de segurança de seus arquivos em outra pasta ou pen-drive para garantir que você consegue voltar em caso de algum erro na operação.

Passo 1) Abra a nova planilha (que você fez o download pelo link acima)

Clique em View (1) - > Macros (2) -> View Macros, conforme imagem abaixo:




Passo 2) Selecione a macro Rectangle1_Click e clique Edit




Passo 3) Ao abrir a tela de edição da Macro, clique em Edit -> Select All



Passo 4) Copie para a área de transferência o conteúdo da macro CTRL+C

Passo 5) Feche a planilha nova (não é necessário salvar)

Passo 6) Abra a planilha antiga (a que está dando erro)

Passo 7) Siga os passos 1, 2 e 3 acima para editar a macro e selecionar tudo.

Passo 8) Após selecionar tudo, pressione CTRL+V (para colar/sobrepor o código atualizado)

Passo 9) Clique em Salvar, feche a janela e faça o teste (clicando no botão atualizar) para verificar se parou de apresentar o erro.

Atenção que as instruções estão considerando Excel em inglês, para Excel em português, considere os comandos equivalentes.

Agradeço se puderem deixar o feedback.

Abraços


11 comentários

  1. Tinha notado este problema mesmo, mas e a preguiça de mexer no código... rs
    E olha que programo praticamente o dia todo e todos os dias, mas em casa de ferreiro espeto é de pau, rs.
    Valeu
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ótima iniciativa EI, abraços

    ResponderExcluir
  3. EI,

    Eu mandei um e-mail para você. Dá uma olhadinha nele por gentileza...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela planilha, e pela atualização! Grande valor, abraços

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,

    Gostei muito desta planilha.
    Creio que seja a melhor planilha gratuita que eu já tenha visto.
    Contudo não consegui inserir mais do que 170 ações, tentei analisar a programação da macro para resolver, porém não tenho conhecimento em programação VBA suficiente para realizar a correção.
    Você saberia me informar como posso fazer para conseguir colocar mais ações para monitoramento, eu gostaria de colocar todas as ações negociadas na bolsa.

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, não sei informar onde estaria a limitação de 170 ações. pelo que vi não há limitação na "macro" em si, mas pode ser uma limitação de tamanho da string que faz a consulta no Yahoo.
      Abraços

      Excluir
    2. Uma solução que eu utilizei para fugir da limitação foi criar outra aba na mesma planilha , com isso consigo inserir o dobro de ações.

      Excluir
  6. Vinha utilizando a 2 anos a sua planilha com muito sucesso, hoje ao tentar fazer uma atualização surgiu um erro.para tentar entender o erro coloquei a linha de comando da celula E3 direto no navegador e apareceu a seguinte mensagem:
    It has come to our attention that this service is being used in violation of the Yahoo Terms of Service. As such, the service is being discontinued. For all future markets and equities data research, please refer to finance.yahoo.com. Será que tem conserto? Será que existe um outro jeito de se fazer atualização automática? Desde já agradeço a ajuda. waldeniom@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo, realmente parece que o Yahoo descontinuou o serviço de download automático de cotações, como pode ser observado neste link https://forums.yahoo.net/t5/Known-issues-and-updates/Yahoo-Finance-API-disabled/m-p/392760#M14

      No momento não vejo alternativas rápidas para a planilha voltar a atualizar automaticamente, continuarei pesquisando. Se souber de algo e puder me avisar eu agradeço.

      Abraços

      Excluir
  7. vc nunca mais atualizou esta planilha? Como vc anda fazendo? nao da para atualiza-la puxando do googlefinance

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rapaz, esta planilha parou de funcionar faz tempo. Hoje utilizo somente o Google Sheets com atualização automática com a função googlefinance().
      Abraços

      Excluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas