Fechamento - Fevereiro 2017

sábado, 25 de fevereiro de 2017

É Carnaval, mas antes de cair na folia, estou publicando o fechamento mensal, afinal devido ao feriado, em pleno dia 24 de fevereiro o mês já acabou do ponto de vista do mercado financeiro.

Foi um mês mais curto mas eu particularmente não tenho do que reclamar, afinal dei um pau bati no Ibovespa em plena subida e ainda com bastante folga.

Sobre o carnaval, eu não curto muito a festa, mas sempre aproveito o feriado para viajar e descansar. Neste carnaval estou indo viajar com a família para uma outra capital. Já adianto que não se tratam das capitais nordestinas onde a folia corre solta 24h por dia. No meu caso estou procurando sossego.

Vamos aos resultados do mês.

Alocação: 100% em ações* 
Rentabilidade em Fevereiro/17: +8,07% (Ibovespa +3,08%)

Acumulado no Ano de 2017: +14,66% (Ibovespa +10,68%)
Acumulado Histórico Jan/12 - Fev/17: +16,93% (Ibovespa +16,83%)


*Tenho também alocação em renda fixa, mas a carteira com a rentabilidade gerenciada e compartilhada aqui no blog é apenas a carteira de ações, uma vez que o propósito principal do blog é o estudo de investimento no mercado de ações.

O aporte na renda variável foi mais uma vez pequeno, equivalente a 1/3 do que normalmente aporto na RV. Esta diminuição é parte da estratégia de alocação de ativos e com a bolsa em alta como está, a tendência é aportar pouco em RV e mais em RF. Já os aportes em RF foram muito fortes, da ordem de 20 vezes o valor aportando na RV. Além disso ainda aportei uma quirelinha em dólar.


Os aportes de dinheiro novo em ações foram para UGPA3 e HGTX3, seguindo a metodologia de alocação de ativos. Ainda neste mês, fiz uma venda parcial de cerca de 15% das minhas ações VALE5 para balanceamento da carteira, como informado aqui. Com o dinheiro da venda da Vale, foram adquiridas ABEV3 e CIEL3, visando ajustar o balanceamento.

Veja como ficou a composição da carteira:





Mais uma vez muitos foram os destaques positivos, pois uma boa parte da carteira teve rentabilidade acima de 10%, destaque para CMIG3 (+40,27%), CCRO3 (+16,63%) e HGTX3 (+12,32%). Na ponta negativa ficaram ETER3 (-2,00%) e UGPA3 (-1,15%).

Veja abaixo o resultado da carteira mês a mês, comparado com Ibovespa no ano.




Conclusão

Ótimo desempenho da carteira neste mês, afinal num mês de alta forte do Ibovespa minha carteira conseguiu 5 pontos percentuais a mais em rentabilidade. Que eu me lembre, é a primeira vez que a carteira tem performance tão excepcional, sobretudo em um mês de alta na bolsa. Como já disse outras vezes, minha carteira tem característica mais defensiva, o que normalmente diminui quedas e segura as altas.

Claramente esta alta rentabilidade da carteira é fruto de boas performances de papéis com bom peso na carteira e pouco peso no Ibovespa, como CMIG3, HGTX3, CCRO3, PSSA3, TIET11, GRND3, etc. Cada uma tem seus motivos de curto prazo para a subida, mas pode estar representando uma tendência de alta das empresas menos cíclicas (as cíclicas/commodities vem subindo forte há alguns meses).

A maioria dos resultados anuais das empresas da carteira já foram publicados. Por enquanto tudo normal. A maioria dos resultados ainda não veio forte, mas muitos já mostram sinais de recuperação dos lucros com a tendência de melhora na economia. Seguimos acompanhando com a mesma estratégia.

ps.: Assim como foi feito com a Vale, é possível que eu adote na estratégia alguns critérios para melhorar o balanceamento da carteira e evitar superexposição.

Abraços!


Importante:
Este material tem propósito meramente informativo. Não consiste em recomendação financeira ou estratégica para investimentos. Para saber mais sobre as opções de investimento e receber recomendações, procure uma instituição financeira com profissionais habilitados.

31 comentários

  1. Rendeu bem mesmo.

    meu fechamento sai dia 02/03!

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. VDC, em percentuais foi muito bom, em valores nominais foi melhor ainda.

      Abraços e bom carnaval pra vc tb!

      Excluir
  3. Resultado digno para cair na folia. rs

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Grande resultado!!!

    Parabéns!

    Admiro sua coerência e resiliência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Guardião,
      As vezes esta "coerência" ou rigidez me atrapalha em algumas coisas, mas prefiro manter assim, pois me sinto bem assim.

      A consistência dos seus resultados também é marcante.

      Abraços

      Excluir
  5. Acompanhando EI!

    Pretende diversificar no exterior?

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TR,
      Eu tenho mantido cerca de 5% do meu capital em dólares em uma conta no exterior, como já expliquei em outras postagens.

      Penso em diversificar no exterior (ações ou títulos em outros paises), mas isso aumentaria muito a complexidade e a necessidade de tempo para me dedicar.

      Quem sabe um dia, mas agora, da forma que está, não está ruim.

      Abraços

      Excluir
  6. Excelente resultado!
    Em linhas gerais, no que vc tem investido em RF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon,

      Detalho melhor a renda fixa no post de raio-x anual, veja aqui http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br/2017/02/raio-x-2016.html

      No TD tenho 50% em tesouro selic e os outro 50% entre tesouro ipca 19 e 35.

      Abraços

      Excluir
  7. Como vc calcula a rentabilidade das ações incluindo os proventos? Vc só considera a variação na cotação e os dividendos, ou utiliza um método de cotas naquele cálculo?

    Eu sempre usei só a variação na cotação, mas sei q é um cálculo incompleto.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago,
      Só a variação da cotação não te dará um resultado preciso, você precisa usar um método como o de cotas.
      Você considera todo o custo da compra, incluindo taxas e coreetagens, para atribuir a um valor de compra. Quando recebe dividendos, você tem que usar esse dinheiro para descontar de novas aquisições, assim vai ajustando o valor dencompra com os dividendos recebidos. Enquanto não reinvisto os dividendos, somo o valor recebido ao saldo atual.

      Não sei se ficou clara a explicação. Caso tenha duvidas me avise e tento detalhar melhor.

      Abraços

      Excluir
  8. Respostas
    1. Valeu ADP, deu pra recuperar um pouco do prejuízo acumulado nos últimos anos.
      Abraços

      Excluir
  9. EI,

    Esse ano por enqt, só alegria! rs

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo, vamos torcer para que mantenha este ritmo até o final do ano. Quem sabe!
      Abraços

      Excluir
  10. Ótimos rendimentos, ainda mais com 100% em Ações, queria jogar assim tbm mas não consigo rsrs...

    Adicionado ao meu blogroll, se puder faça o mesmo.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Olá EI

    Foi só tirar as petralhada e a coisa já começou a melhorar

    ResponderExcluir
  12. Amigo, voltei com o blog reformulado.

    Vou postar apenas em inglês, mas você pode ver em português traduzindo com o plugin do Google que coloquei lá.

    O intuito da mudança é pra eu me forçar a escrever em inglês e também para o blog ganhar o mundo.

    A linha do blog continua a mesma: ações, ETFs, investimentos no exterior, John Bogle, comportamento pessoal, biografias, livros, sites, dicas de economias pessoais, superação, trabalho e estudo, Jéssica Chastain também.

    Atualização mensal e resultado anual continuam. Análise de resultados de ações brasileiras sempre que sair o anual.

    Mudei o sistema de comentário para o sistema do Disqus (lê-se “Discuss”), essa é uma ferramenta muito bacana pq assim vc vai ver todos os seus comentários e suas respostas e discussões num canto só, se não conhece se cadastre no site Disqus.com vale a pena sim.

    Agora dá pra treinar o inglês lá e deixar sua participação. Você está no meu blogroll.

    Grande abraço,

    Frugal Simple.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Frugal, bem-vindo de volta. Ingles nao é problema. Vou dar uma olhada.
      Abraços

      Excluir
  13. Opa E.I.!
    Tudo beleza?

    Como você entende bem destas questões de moeda e costuma ir ao exterior, gostaria de saber se já usou este App...

    http://exame.abril.com.br/tecnologia/app-brasileiro-conecta-pessoas-para-realizar-cambio-sem-iof/

    Tem alguma dica para quem quer comprar dólar sem gastar muito com taxas como IOF?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uó, não conhecia o app. A idéia é boa. Vejo 2 problemas. Um é a questão da legalidade da operação já falada na reportagem. Outro é a segurança, pois você teria que marcar encontro com alguém desconhecido, tem o risco do transporte e de dinheiro falso. Sei lá, meio complicado.
      Eu não compro muita moeda em espécie, então quando compro vou numa casa de câmbio conhecida proxima ao trabalho.
      As remessas para minha conta no exterior tenho feito pelo transferwise.

      Abraços

      Excluir
    2. Qd vc viaja ao exterior costuma gastar com dinheiro físico ou com cartões? Se usa os dois em qual proporção?
      Obrigado!

      Excluir
    3. Uó, antes de abrir a conta no exterior, eu gastava 90% no cartão de crédito do Brasil e 10% em dinheiro vivo. Depois que abri a conta eu passei a usar praticamente só o cartão de débito da conta dos EUA (Wells Fargo). Se eu não tivesse a conta lá eu acho que continuaria usando o cartão de crédito daqui da mesma forma até hoje, pois o spread da compra de papel moeda nunca foi tão vantajoso assim.
      Levo dinheiro apenas para pequenos gastos corriqueiros e emergenciais.
      Abraços

      Excluir
  14. EI,

    Acabei de descobrir seu blog...
    Parabéns pela carteira e pelos gráficos... gostei bastante.

    Tudo verdinho, hein? hehehe
    Vou baixar sua planilha pra conferir...
    E tb vou te add na minha lista de blogs... agradeço bastante se fizer o mesmo!

    Abraço!
    PD7

    ResponderExcluir
  15. Prezado amigo blogueiro,

    Achei que apenas uma edição em inglês iria deixar de receber muitas pessoas no Brasil que não conseguem ou não querem ler em inglês. Como eu disse por lá o foco é publicar em inglês, mas para não deixar muitas pessoas na mão e dependendo do Google Translate achei por bem deixar as cópias em português brasileiro também.

    A cópia em português ficará no Blogger, com a url http://frugalsimples.blogspot.com.br Veja que na versão em português temos um “S” a mais para deixar a URL também em português.

    As futuras atualizações do frugalsimple.net também estarão disponíveis em português via blogspot.com.br

    A versão em português será um pouco mais enxuta e com menos fotos para otimizar para celular e conexões mais lentas e economizar dados do leitor, mas o conteúdo escrito será o mesmo. Sinta-se a vontade para comentar em qualquer um dos dois. Seu blog consta em ambos os blogrolls.

    Se preferir fique a vontade para add o http://frugalsimples.blogspot.com.br no seu blogroll também.

    Grande abraço!

    Frugal.

    ResponderExcluir

 

Posts Populares

Blogs Favoritos

Estatísticas